Voltar à Home Page
BLOCOS DE CONCRETO
DICAS E & C
Introdução
Blocos de Concreto
Cal nas Argamassas
Certidão do Habite-se
Consumo de Energia
Consumidor
Compra de Terreno
Falsos Profissionais
Formas de Contrato
Lajotas de Concreto
Limpeza de Pastilhas
Manutenção Predial
O Homem e a Cor
Pintura Alternativa
Resistência de Pisos
Redução de Custos
Blocos de concreto Blocos de concreto são componentes de grande aceitação na atualidade. São versáteis, tendo aplicação na execução de muros divisórios, alvenaria estrutural e de vedação, execução de piscinas, etc. Não é difícil encontrar estes componentes nas lojas que comercializam materiais para construção. No entanto, adquirir blocos de concreto de qualidade... Bem, aí começa a complicar.



Com a proliferação de equipamentos utilizados na fabricação de artefatos de concreto, surgiu no mercado uma linha de "fabricantes" que produzem blocos de qualidade inaceitável, sem a mínima observância às normas técnicas pertinentes ao assunto, e não raras vezes, sem a presença de um profissional técnico na etapa de produção. Controle tecnológico, dosagem adequada e processos de cura simplesmente não existem. Apesar disto, estes pseudofabricantes conseguem vender seus produtos no mercado, devido principalmente ao preço mais baixo e à falta de conhecimento técnico por parte de quem compra.


ABCPEste procedimento configura em uma falta de respeito com o consumidor final, e ainda gera uma concorrência desleal perante aqueles fabricantes que se preocupam em oferecer ao mercado produtos de qualidade, e dentro do que estabelecem as normas técnicas da ABNT. Para estimular a conformidade e contribuir para a melhoria na qualidade dos sistemas construtivos à base de cimento, a Associação Brasileira de Cimento Portland - ABCP está conferindo o Selo de Qualidade para os fabricantes que aderirem ao programa.


Artefatos de concreto que estão recebendo o selo de qualidade:

Bloco de concretoBlocos vazados de concreto simples para alvenaria sem função estrutural - NBR 7173/82


Bloco de concretoBlocos vazados de concreto simples para alvenaria estrutural - NBR 6136/94



Bloco de concreto para pavimentação Peças de concreto para pavimentação - NBR 9781/87



Usando blocos certificados pela ABCP, você tem a certeza de estar adquirindo produtos de qualidade, com resistência adequada à aplicação, dimensões regulares, boa aparência e durabilidade.

Os fabricantes filiados ao Programa do Selo de Qualidade da ABCP para blocos de concreto qualificam-se para atender às obras financiadas pelo governos federal, estadual e municipal, bem como a todo tipo de edificação cujo empreendedor exija o atendimento ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e ao Código de Defesa do Consumidor.

O objetivo geral do PBQP-H é "apoiar o esforço brasileiro de modernidade pela promoção da qualidade e produtividade do setor da construção habitacional, com vistas a aumentar a competitividade de bens e serviços por ele produzidos, estimulando projetos que melhorem a qualidade do setor". Apresenta a seguinte meta mobilizadora:

"Elevar para 90%, até o ano 2002, o percentual médio de conformidade com as normas técnicas dos produtos que compõem a cesta básica de materiais de construção."

PBQP-HEsta meta mobilizadora baseou-se em uma das diretrizes fundamentais do PBQP-H, que é o combate à não-conformidade intencional às normas técnicas de produtos, praticada por fornecedores e/ou construtores responsáveis pelo fornecimento de materiais e componentes de construção civil, acarretando uma concorrência desleal e indesejável no setor da construção habitacional e podendo representar verdadeiro crime contra o consumidor, conforme Lei 8.078 art.39, Seção IV, inciso VIII do Código de Defesa do Consumidor, descrita abaixo:

Seção IV - Das práticas abusivas

Art.39 - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas:

VIII - Colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo conselho Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial.
A seguir serão listadas algumas questões com relação ao Selo de Qualidade, e que foram esclarecidas pelo Engenheiro Davidson Figueiredo Deana, da ABCP, Divisão de Blocos de Concreto.

1- Como identificar o Selo de Qualidade no ato da compra?

A empresa estará sempre divulgando juntamente com o selo, o produto a que se destina e o código de concessão. Não existe um selo "generalizado." A empresa estará sempre vinculando o selo ao produto que se destina, seja na identificação do "pallet", na nota fiscal ou pela mídia. Sendo que na maioria das vezes a compra é feita diretamente com o fabricante, esse processo de identificação fica bastante claro e facilitado.

2- Pode haver falsificação do Selo de Qualidade?

A ABCP gerencia e fiscaliza o uso do selo, sendo que todos os fabricantes e produtos que receberam o selo estão relacionados no site da ABCP.

3- Para receber o Selo de Qualidade o fabricante deve aderir ao Programa Setorial da Qualidade de Lajes, Blocos de Concreto Estrutural e de Vedação do PBQP-H?

O Programa do Selo de Qualidade não está diretamente vinculado a outros programas. É uma ferramenta e pode ser usado pelos órgãos que se interessarem. Há um caso em Santa Catarina, onde o PBQP-H coloca como pré-requisito ao Programa Setorial da Qualidade o Selo de Qualidade. Em outras localidades, exige-se um selo, entre eles, o Selo de Qualidade da ABCP.

4- A ABCP executa o controle tecnológico para verificar a conformidade com as normas técnicas?

A manutenção de uma empresa dentro do Programa do Selo é baseada em controle tecnológico periódico, através de ensaios, que podem ser realizados na ABCP ou nos laboratórios indicados por ela.

5- Qual o prazo de vigência do Selo de Qualidade? Nesta pergunta, me refiro a constância na qualidade e atendimento às normas técnicas, para que a certificação seja renovada pela ABCP.

O Selo de Qualidade tem validade de um ano, quando deverá ser renovado.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*

Os trabalhos realizados pelo PBQP-H e pela ABCP mostram que é possível fornecer ao mercado materiais de boa qualidade. O Código de Defesa do Consumidor é outra ferramenta importante que cada vez mais é utilizada por consumidores conhecedores de seus direitos.

Parte integrante da busca pela qualidade e produtividade, o consumidor é peça fundamental, pois sendo mais exigente, estimula a cadeia produtiva que passa a fornecer produtos de melhor qualidade, em observância às normas técnicas e aos programas setoriais de qualidade.

Jorge Henrique Pezente
Engenheiro Civil
www.escolher-e-construir.eng.br
Preparar para imprimir sobe