Voltar à Home Page
CAIXAS D'ÁGUA DE FIBROCIMENTO
CAIXAS D'ÁGUA
Introdução
Fibrocimento
Polietileno
Sites Indicados

As caixas de fibrocimento são constituídas basicamente por cimento e fibras de amianto. São fabricadas para atender a armazenamento de volumes de água potável que vão de 250 a 1000 litros. O peso destas caixas é um fator limitante para a produção de caixas de maior capacidade de armazenamento, visto que o transporte até o local de instalação seria muito difícil.

Estes componentes têm presença maciça nos lares brasileiros, sendo a razão para esta ocorrência a inexistência até bem pouco tempo atrás, de outras caixas constituídas por materiais diferentes que não o fibrocimento. No entanto, a liderança de mercado das caixas de fibrocimento começa a ser abalada com a chegada das caixas de "plástico" (polietileno).

Modelos disponíveis no mercado:


Caixa d'água Brasilit

O modelo cônico ao lado, fabricado pela Brasilit, tem capacidade nominal para 500 litros e pesa aproximadamente 67kg. Neste formato você ainda encontra caixas com capacidade para 250 e 1000 litros, pesando respectivamente 33,0 e 129,8kg.



Caixa d'água Brasilit

O modelo retangular ao lado, fabricado também pela Brasilit, tem capacidade nominal para 500 litros e pesa aproximadamente 82kg. Neste formato você ainda encontra caixas com capacidade para 1000 litros, pesando 136kg.



As caixas de fibrocimento vêm perdendo gradativamente o mercado para as caixas de "plástico". É uma tendência natural e inevitável.



Jorge Henrique Pezente
Engenheiro Civil
www.escolher-e-construir.eng.br
sobe