Voltar à Home Page
TELHAS DE AÇO
TELHAS
Introdução
Aço
Alumínio
Asfáltica
Cerâmica esmaltada
Cerâmica simples
Concreto
Cobre
Fibrocimento
Plástico
Vidro
Já imaginou a Engenharia sem o aço? É, este metal está tão presente em nossas vidas que às vezes passa despercebida a sua importância.

Tendo aplicações diversas na construção civil, seja no concreto armado, estruturas metálicas, casas pré-fabricadas, paredes de gesso acartonado, portas, janelas, etc., este metal é bem conhecido pelos engenheiros por atributos como: Resistência à tração, tenacidade, homogeneidade e leveza.

As telhas de aço apresentam como diferencial a capacidade de vencer grandes vãos, justamente pela excelente resistência à tração e o baixo peso proporcionado pela pequena espessura do material. Permitem também a execução de telhados com curvaturas, o que confere maior liberdade para projetos de arquitetura.

Bem, a esta altura você pode estar se perguntando:

Mas as telhas de aço não vão enferrujar e deixar o meu telhado com um aspecto bem desagradável, todo manchado de ferrugem?

Não, pois estes componentes recebem tratamento contra a corrosão atmosférica, sendo mais comum o isolamento da superfície do metal com a aplicação de um revestimento constituído por metais resistentes à corrosão, como por exemplo, a zincagem. A zincagem é um dos processos mais utilizados para proteção do aço contra a corrosão atmosférica, por sua eficiência e baixo custo.


Telhas de aço Haironville do Brasil Para aumentar ainda mais a durabilidade das telhas de aço zincado, alguns fabricantes fornecem telhas pintadas por processos industriais automatizados, garantindo não somente a durabilidade, mas também, total harmonia com o projeto de arquitetura proporcionando ótimas soluções estéticas.



Confira abaixo algumas características destes componentes:

Permitem vencer vãos consideráveis, reduzindo-se assim o número de apoios intermediários. Este atributo depende do tipo de telha;

São resistentes, leves e duráveis;

São fornecidas em diversos tamanhos e espessuras, havendo sempre um tipo de telha ideal para o seu projeto;

Possuem um conjunto de peças complementares para fixação e acabamento nas diversas partes do telhado;

Podem ser fornecidas pré-pintadas, com várias cores para escolha;

Para melhor desempenho térmico e acústico, estas telhas podem ser intercaladas com material apropriado para tal fim;

Apresentam diversos modelos para escolha, como por exemplo, telhas onduladas e trapezoidais;

São fáceis de manusear e não se quebram;

Estas telhas também são utilizadas em fechamentos laterais.


Jorge Henrique Pezente
Engenheiro Civil
www.escolher-e-construir.eng.br
sobe